"Em contexto escolar, educar para a saúde consiste em dotar as crianças e os jovens de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde e ao bem-estar físico, social e mental." (Página DGIDC)

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Acção de Sensibilização "Um caso verídico"


Realizou-se no dia 20 de Outubro de 2009, no auditório da Escola Secundária do Lumiar uma acção de sensibilização, intitulada “Um caso verídico”.
Esta acção da responsabilidade do PES tinha como objectivos primordiais, sensibilizar os alunos para as questões relacionadas com a prevenção do consumo de substâncias psicoactivas (drogas, tabaco e álcool), associadas à prevenção rodoviária.
Assim, esteve presente no auditório um jovem adulto vítima de um gravíssimo acidente rodoviário, em consequência do consumo excessivo destas substâncias.
Num inquérito efectuado aos alunos sobre esta acção de sensibilização, estes responderam que “aprendi muito”, “ensinou-me mais”, “alertou-me para a realidade, perigos, para não cometer erros”, “outras perspectivas”, “ser mais responsável”, “ouvir coisas novas”, “esclarecer dúvidas”, “preparar para o futuro”. Ouve alunos que responderam que “não é todos os dia que a vítima tem vontade de falar”, “ensina a não abusar das coisas que fazem mal”, a vida é preciosa temos que aproveitar ao máximo com cuidado”, “nunca ouvi histórias tão trágicas”, “vítimas sofrem mas vivem”, “ele sentia-se sozinho”, “feliz porque sobreviveu”, e ainda, que “se os alunos fazem muitas perguntas é porque estão atentos”.
Assistiram à palestra as turmas do 7ºA, 8ºA, 8ºB e 12ºD.

Sem comentários:

Enviar um comentário